Fórum Estadual de Secretários do Pará fomenta a geração de emprego e renda

 

 

 

Foi realizado nessa quinta-feira (17), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Fórum Estadual de Secretários do Pará, que faz parte da programação da Feira do Empreendedor do Sebrae no Pará.

O evento que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento, teve o intuito de fomentar o empreendedorismo como forma de alavancar o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a geração de emprego e renda.

Presente no Fórum, o prefeito de Marituba, Mario Filho, falou sobre a melhoria da economia por meio da atuação dos microempreendedores e de politicas públicas para fomentar a economia.  “Existem muitas histórias de empresários que começaram pequenos e hoje são um grande sucesso. São esses negócios que geram empregos, esse é poder de estimular o empreendedorismo. Estamos aqui para compartilhar essas ideias de sucesso e gerar empregos e oportunidades. Que outras pessoas tenham a oportunidade de conquistar o seu espaço e empreender em seu município”, salientou. 

Para o Agente de Desenvolvimento do município de Magalhães Barata, Jair Costa Silva, de 52 anos, o evento é uma oportunidade única para buscar conhecimento e capacitação. “Nosso objetivo é instituir em nosso município esses projetos e ideias e adaptarmos para a nossa realidade. Vamos trazer também, uma caravana com 25 empreendedores e agricultores de Magalhães Barata, para se capacitarem na Feira e ampliarem o seus conhecimentos”, salientou o agente. 

Junto com ele, estava a vice-prefeita de Magalhães Barata, Yara Bomfim, que também falou sobre a importância do evento. “É uma troca de ideias e experiências muito rica e que trata de uma questão muito importe que é a geração de empregos e oportunidades. Estamos aqui para inovar e buscar crescimento econômico”, completou. 

Foram mais de mil quilômetros que Fernando Mota, Coordenador do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Santana do Araguaia, percorreu para participar da Feira.  “O Sebrae é referência em empreendedorismo. Portanto, não pude deixar de representar o meu município. Estamos trabalhando para implantar em Santana, a sala do empreendedor e o evento só agrega”.

Também participou do evento, a representante do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Bolonha Fiúza de Mello, Tânia Santos que apresentou o programa Pará Profissional, um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. “O programa visa promover a qualificação por meio da educação profissional e tecnológica. O nosso objetivo principal é assinarmos um termo de compromisso com cada município para levarmos e consolidarmos o programa para todos os cantos do Pará”.