III Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia começa hoje na Feira

 

 

Facilitar o contato entre empreendedores de pequenos negócios e pesquisadores e instituições de pesquisa da Amazônia que produzem inovações e tecnologias que podem trazer soluções também às micro e pequenas empresas. É com esse objetivo que o Sebrae no Pará apoia o III Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia, um dos principais eventos sobre inovação e tecnologia dentro da programação da nona Feira do Empreendedor do Sebrae no Pará. 

O Encontro, que inicia nesta quinta-feira, 17 e vai até o dia 19 de maio, é realizado pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor), em parceria com o Governo do Pará/Biotec. 

A Redenamor é um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) formado pelos estados do Pará, Tocantins e Amapá, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC). Além do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde fica a sede, reúne UFPA, UFRA, UNIFESSPA, UFOPA, IFPA, UEPA, Embrapa Amazônia Oriental, CESUPA, UFT, UNITINS, e UNIFAP, com o objetivo de difundir conhecimentos sobre boas práticas de gestão da inovação e métodos de proteção do conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Selma Sousa, da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae no Pará, ressalta a importância de ter o EITT dentro da programação da Feira. “Trazer o Eitt para dentro da Feira representa, para o Sebrae, o cumprimento da nossa missão de fazer a aproximação entre esses pesquisadores, suas tecnologias e inovações, e o empresário de pequeno negócio da região”, ressalta Selma.

"É fundamental para nós pesquisadores estarmos aqui falando para empreendedores de pequenos negócios. Casa exatamente com o nosso maior objetivo que é aproximar a academia do mercado, em diversas áreas", disse a analista do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Patrícia Ledoux.

O EITT é composto por várias atividades que objetivam o compartilhamento de conhecimentos e experiências como workshop, palestras, vitrine tecnológica e rodada de projetos de inovação e tecnologia entre empresas, instituições de Ciência e Tecnologia e organizações da sociedade convidadas. A maioria é aberta ao público e, como todo o restante da programação da Feira, gratuita. As inscrições para cada evento do EITT devem ser feito no local, momentos antes do início da programação.